quarta-feira, 25 de abril de 2007

TROVAS PREMIADAS
no III Concurso de
Trovas pela Internet

Realização: Delegacia da UBT / Roseira-SP
(Trovas enviadas até 31/03/2007)


Tema: UNIVERSO

GRUPO I (DE ACESSO)

VENCEDORES



PRIMEIRO LUGAR

Não pode existir quem negue
que em apenas quatro versos
a trova sempre consegue
conter vários universos!

RENATA PACCOLA - São Paulo-SP


SEGUNDO LUGAR

Quando me pego tristonho,
de pensamento disperso,
tiro um sonho de outro sonho,
vou passear no universo!

SELMA PATTI SPINELLI - São Paulo-SP


TERCEIRO LUGAR

Quem faz poemas alcança
todo o brilho do Universo
pondo estrelas de esperança
nas rimas de cada verso!

MARINA BRUNA - São Paulo-SP


QUARTO LUGAR

No universo de poemas
que descubro em teu sorriso,
o maior dos meus dilemas
se transforma em paraíso.

OLIVALDO GOMES DA SILVA JÚNIOR – Mogi Guaçu-SP


QUINTO LUGAR

Lembra o mar com suas águas
ao léu de ventos tristonhos,
um universo de mágoas
que arrasa a crista dos sonhos.

DOROTHY JANSSON MORETTI – Sorocaba-SP


SEXTO LUGAR

Meu olhar no céu passeia
e me diz, mesmo disperso,
que o mundo é só um grão de areia
na imensidão do Universo...

MARINA BRUNA - São Paulo-SP


SÉTIMO LUGAR

Meu olhar me põe imerso
na noite densa, estrelada...
e a grandeza do UNIVERSO
me faz pensar - Não sou nada!...

EDNA VALENTE FERRACINI - São Paulo-SP


SÉTIMO LUGAR

Nada além do amor carrego
neste mundo tão disperso,
mas quando a ti eu me entrego,
te entrego meu universo!

RENATA PACCOLA - São Paulo-SP


OITAVO LUGAR

Nosso universo pequeno
cabe apenas num quadrado:
em nosso quarto sereno
de um casal enamorado!...

EDNA VALENTE FERRACINI - São Paulo-SP


NONO LUGAR

Os desejos que eu carrego,
tão profundos, tão diversos,
são galáxias de alterego,
explodindo em universos!

DELCY CANALES – Porto Alegre-RS


NONO LUGAR

Amigos e não riquezas,
um amor incontroverso:
estas são minhas certezas,
luzes do meu universo.

EDUARDO BOTTALLO – São Paulo


DÉCIMO LUGAR

Abaixo o ódio, o poder,
a desigualdade, a dor,
para podermos viver
num universo de amor.

ARGEMIRA FERNANDES MARCONDES – Taubaté-SP


DÉCIMO LUGAR

As letras de cada verso,
que eu escrevo, passo a passo,
vão formando esse universo
da poesia que eu abraço!

DELCY CANALES – Porto Alegre-RS


MENÇÕES HONROSAS

Quando o perigo é geral
e atinge todo o Universo
não posso ser desleal
indiferente e perverso.

ALFREDO BARBIERI – Taubaté-SP


Ao amigo, dou a prosa,
à família, dou o verso,
à moça bonita, a rosa
e ao amor, todo universo.

EDUARDO BOTTALLO – São Paulo


A todo o UNIVERSO eu grito,
e vou gritar até quando...
eu descobrir no infinito,
a paz de um mundo se amando!!!

Busquei no UNIVERSO um dia,
uma resposta eficaz;
que transformasse a poesia
num hino de amor e paz!!!

FRANCISCO GARCIA – Caicó-RN


Meu pensamento vagueia
e esbarra em enigma inverso:
ser a terra um grão de areia
ante o esplendor do universo.

HÉLIO PEDRO SOUZA – Natal-RN


Lamentar haver perdido
uma estrela é controverso:
- Olhe o brilho refletido
de outras milhões no universo...

A lua, que Deus tornou
musa eterna, em prosa e verso,
lembra rolha que espoucou
do champanhe do universo...

JOÃO PAULO OUVERNEY – Pindamonhangaba-SP


Deus criou todo o universo
terra, céu, mar e oceano...
e depois criou o verso
que plantou no ser humano.

JUDITE DE OLIVEIRA – Taubaté-SP


Todo o universo é pequeno
para conter meu amor,
que é tão belo e sereno,
inteirinho ao seu dispor.

MARLENE NETTO TOSTI – Batatais-SP


A visão do bem se turva
e afeta o universo inteiro
sempre que um justo se curva
ante o poder do dinheiro!

PEDRO ORNELLAS – São Paulo-SP


MENÇÕES ESPECIAIS

De amor, de luz, de poesia,
de mensagem sem veneno,
de paz, de democracia,
nosso Universo é pequeno.

ARIETE REGINA CORREA – Rio de Janeiro-RJ


A magnitude do verso
com seu toque de magia,
traz para um mesmo universo
realidade e fantasia.

DOROTHY JANSSON MORETTI – Sorocaba-SP


Universo, vastidão
de luzes, astros, eventos
dispersos na dimensão
onde só vão pensamentos.

Infinda fluorescência
do universo em harmonia,
contradiz muito a ciência,
mas inspira poesia.

HÉLIO ALEXANDRE SILVEIRA SOUZA – Natal-RN


Vendo esse universo imenso
com dimensões tão gigantes,
no contexto às vezes penso
sermos micróbios pensantes.

HÉLIO PEDRO DE SOUZA – Natal-RN


Quem, no Universo do Mal,
sempre insiste,sofre em vão!
Vira folha em vendaval,
carta rasgada no chão !

JOSÉ VALDEZ DE CASTRO MOURA – Pindamonhangaba-SP


Numa nascente de versos,
as mensagens, navegantes,
viajam por universos
de temas edificantes.

LUIZ ANTONIO CARDOSO – Roseira-SP


Nosso universo de amor
em tempo algum se confunde,
basta um pouco de calor,
meu corpo ao dela se funde.

Discussões inda persistem
em assunto controverso;
as teorias insistem
nas origens do universo.

MANOEL DANTAS – Caicó-RN


Universo é sol a pino
e um punhado de estratégias
no sertão de algum menino
a esperar vitórias-régias...

OLIVALDO GOMES DA SILVA JÚNIOR – Mogi Guaçu-SP



GRUPO II (PRINCIPAL)

VENCEDORES


PRIMEIRO LUGAR

Ao ver o universo, penso,
com festa no coração,
Deus existe: isto é consenso!
Não há outra explicação.

CLÁUDIO DE MORAIS – Roseira-SP


SEGUNDO LUGAR

Numa Trova, simplesmente,
você abrange universos...
diz tudo aquilo que sente
em apenas quatro versos!

ADEMAR MACEDO – Natal-RN


TERCEIRO LUGAR

Deus é o senhor do Universo
e o trabalho desse esteta,
transforma o Cosmos em verso
pois sei que “Deus é poeta”!

GISLAINE CANALES – Balneário Camboriú-SC


QUARTO LUGAR

Eu navego com meu verso
nos mares da fantasia,
que inunda meu Universo
na vazante da alegria!

GISLAINE CANALES – Balneário Camboriú-SC


QUINTO LUGAR

O Universo tem um Rei
que já no aflorar da vida
transformou o amor em lei.
-- tantas vezes descumprida!...

JOSÉ OUVERNEY – Pindamonhangaba-SP


MENÇÕES HONROSAS

Que todos os Universos
transformem-se em refletores,
iluminando com versos
A mente dos Trovadores!

ADEMAR MACEDO – Natal-RN


Um sorriso a cada dia,
sendo uma migalha, embora,
é universo de alegria
no peito de quem só chora.

ANAMARIA JORIO R. MARCONDES – Pindamonhangaba-SP


Gravei no fim do Universo,
em charmosas letras de ouro,
seu nome num belo verso...
lá guardei como tesouro.

CLÁUDIO DE MORAIS – Roseira-SP


Lá vou eu, de verso em verso
- seja suave ou dura a lida -,
compondo pelo Universo
o poema da minha vida!...

JOÃO COSTA – Saquarema-RJ


MENÇÕES ESPECIAIS

Ao lembrar que te perdi,
peito vira um rebuliço;
meu universo sem ti
não é universo... é isso!

JOSÉ OUVERNEY – Pindamonhangaba-SP


Um universo de versos
exprime com muito amor,
os sentimentos diversos
que há n´alma de um trovador !

Só no universo do sonho,
posso ter você pra mim,
pois, quando acordo, tristonho,
esse universo tem fim.

NÉLIO BESSANT – Pindamonhangaba-SP



Agradeço a todos pela bela participação!
Parabéns trovadores(as)!

Paz em demasia!

LUIZ ANTONIO CARDOSO
Delegado da UBT / Roseira-SP

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns aos vencedores. E agradecimentos aos divulgadores pelo exaustivo trabalho em repassar às infomações a todos.

Palas_Atena_Minerva

Anamaria Jório Rodrigues Marcondes

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.